Razões que demonstram a necessidade da educação financeira para as mulheres

By Rudolf Noel 4 Min Read

No Brasil, os dados mostram que a maioria das empresas são administradas por homens. Para a empresária Claudia Angélica Martinez, esse dado não é muito diferente quando se trata da quantidade de pessoas que buscam se antenar acerca da educação financeira, ou seja, também são os homens os que mais se dedicam nesse tipo de estudo. Isso ocorre em razão da falta de interesse do sexo feminino por esse aprendizado, ao mesmo tempo que boa parte das mulheres sonha em se tornar as futuras empresárias do país. Mas como bem sabemos, uma coisa leva à outra, não é verdade?

E pensando em reverter essa situação, apresentaremos algumas razões que mostram como a educação financeira pode ser a chave para que as mulheres consigam se tornar as próximas empreendedoras. Logo, se você se interessa por esse tipo de assunto, ou conhece alguma mulher que queira se tornar uma empresária de sucesso, que tal ler o texto até o final e passar a informação adiante?

  1. É preciso entender os números

Conforme explica a economista brasileira Claudia Martinez, a necessidade e a relevância de buscar por conhecimento financeiro se dá pois qualquer empresa precisa ser organizada e planejada de acordo com os números. Em outras palavras, uma boa empreendedora precisa lidar com os valores para evitar que a empresa entre na falência. Aliás, não só no ramo de empreendedorismo, como em diversas outras áreas.

  1. A educação financeira é a chave para o sucesso no mundo dos negócios e na vida

Além disso, é sempre bom considerar que a educação financeira é a chave para o sucesso dentro e fora do mundo dos negócios. Isso quer dizer que qualquer pessoa bem-sucedida precisa saber lidar com números. Seja economizando nas contas dentro de casa, sabendo fazer o investimento ideal para a vida, ou quem sabe controlando gastos gerais.

  1. A educação financeira permite que você saiba o que quer e o que está disposto a fazer para alcançar o seu objetivo

Não podemos nos esquecer que a educação financeira permite que você saiba o que quer fazer e o quanto está disposto a aprender para alcançar o seu objetivo. Conforme comenta a economista Cláudia Angélica Martinez, nem sempre é fácil lidar com o controle de gastos e investimentos. De todo modo, quando criamos um objetivo, acabamos nos tornando mais responsáveis, e por isso, melhores e mais decididos economicamente.

  1. Apesar do fato de que a maioria das mulheres são mais cuidadosas com o dinheiro do que homens, elas também cometem erros financeiros

E se você acha que o conhecimento acerca das finanças não é algo tão importante para as mulheres, já que elas são consideradas as mais responsáveis nesse tipo de assunto, é bom pontuar que qualquer indivíduo está apto para cometer equívocos com o controle de dinheiro, e sabemos que nenhuma futura empreendedora gostaria de ver o seu empreendimento indo por água abaixo por não se importarem com esse tipo de aprendizado.

  1. Saber lidar com as finanças pessoais faz com que você seja mais capaz de lidar com os recursos do outro

Por fim, o tópico mais relevante desse artigo revela que quando uma mulher sabe lidar com finanças, automaticamente ela consegue lidar com os recursos dos outros, isto é, dos seus funcionários e investidores. Portanto, de acordo com a empresária e economista brasileira, Claudia Martinez, qualquer futura empreendedora precisa saber administrar os seus bens para fazer melhor na hora de executar essa profissão.

Share This Article