O sonho de muitas pessoas é realizar uma graduação no exterior, porém, de acordo com o advogado Francisco de Assis e Silva JBS, muitas pessoas não possuem as informações necessárias de como fazê-lo da maneira correta. Por esse motivo, neste artigo, você poderá conferir algumas opções para quem deseja estudar Direito em outro país. Se você ficou curioso para saber, continue a leitura!
Vale a pena estudar Direito no exterior?
Segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, o Brasil conta com universidades qualificadas para formar grandes profissionais na área do Direito. Entretanto, é inegável o impacto positivo que uma graduação no exterior pode trazer na vida profissional do formando. Então, de maneira geral, ainda vale a pena realizar uma faculdade no exterior, desde que você faça isso de maneira correta.
Estudando Direito no exterior
Ainda nesse sentido, o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS nos explica que não existem restrições para que alguém estude Direito fora do país, pois, as universidades internacionais costumam receber estudantes de várias partes do mundo. Mas, se o seu desejo é atuar no Brasil, saiba que ao voltar para o país, você irá precisar revalidar o seu diploma para poder ser reconhecido pela OAB.
Como estudar Direito fora do Brasil?
Segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, existem diferentes maneiras de estudar Direito fora do país. Não existe uma forma mais adequada ou que seja mais correta, tudo irá depender dos desejos e das necessidades de cada estudante. Por esse motivo, é necessário avaliar as opções com muita cautela para poder escolher a que melhor se encaixa com os seus objetivos.
- Fazer uma graduação
A primeira e, talvez, mais clássica das opções, é fazer uma graduação no exterior. Como dito anteriormente, as universidades internacionais costumam receber estudantes de diferentes partes do mundo, logo, é uma opção a ser considerada. O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS ainda ressalta que o diploma de nenhuma dessas universidades te impedirá de realizar o exame da OAB ao voltar para o Brasil.
- Intercâmbio na graduação
Também conhecido como “graduação sanduíche”, diversos alunos optam por essa modalidade de estudo no exterior. De acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, nessa opção, o estudante brasileiro que já ingressou em uma universidade nacional, passa alguns meses no exterior fazendo matérias de seu curso. Mas, para isso, é preciso conhecer as universidades brasileiras e internacionais que aceitam esse tipo de formação.
- Pós-graduação em Direito no exterior
Para o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, essa é uma das opções mais proveitosas para quem deseja estudar Direito no exterior. Pois, você tem a escolha de estudar por um período fora do país, mas realiza a sua graduação baseada nos conceitos de Direito do Brasil. Assim, você aproveita o melhor dos dois mundos, impulsiona a sua carreira e sai ganhando tanto em conhecimento quanto na vida profissional.
Como você pode perceber, o mundo do direito oferece diversas possibilidades. Escolha aquela que mais faz sentido para você e se aventure!